Um projeto contemplado no Edital SEDAC PNAB RS – 31/2024 – Memória e Patrimônio resultou no livro “Nos 150 Anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian”. A obra é fruto de um trabalho coletivo envolvendo 41 municípios da Serra Gaúcha, que se dedicaram a discutir planos locais de salvaguarda da Língua Talian e da cultura taliana ao longo de 2025. A iniciativa incluiu visitas a 46 municípios, assembleias regionais nos campi da UCS de Caxias do Sul, Guaporé e Nova Prata, e a formação de Grupos de Trabalho para organização dos planos.
O livro “Nos 150 Anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian” será lançado no dia 24 de fevereiro, dia de passe livre na Festa Nacional da Uva. O evento será no pavilhão 2, no palco da praça de alimentação, e contará com apresentações artísticas do Grupo Girotondo e Miseri Coloni, além da entrega dos livros aos 41 municípios participantes. Às 16 horas, será realizado o protocolo de posse do Conselho Consultivo, com comunicações das lideranças do projeto e manifestação das autoridades.
João Tonus, representante do Miseri Coloni e um dos idealizadores do Projeto Talian in Fameia, afirma que o lançamento desse livro é um documento histórico que servirá como baliza para coisas que acontecem ou podem acontecer no que se refere à salvaguarda do Talian.
A quantidade de livros impressos é limitada, mas está disponibilizado gratuitamente como e-book, podendo ser baixado via site lengoatalian.com na página “Nos 150 Anos…”
