A Universidade de Caxias do Sul comemora nesta terça-feira (10), 59 anos de uma trajetória marcada pela excelência, compromisso com o ensino de qualidade e, acima de tudo, o envolvimento comunitário na Serra Gaúcha e Litoral Norte do Estado. A celebração de aniversário conta com a tradicional Missa de Ação de Graças, que será realizada no próximo domingo, dia 15 de fevereiro, às 19h, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul.
O pilar comunitário é o principal vetor da celebração deste aniversário, ainda mais por causa da sanção, por parte do governo federal, do decreto de regulamentação das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), assinado dia 19 de janeiro. Para o reitor da Universidade, professor Gelson Leonardo Rech, a criação da Instituição já estava sedimentada em um espírito comunitário. “Nascemos como comunitária sem sermos de direito, mas de fato”, avalia. Portanto, completar 59 anos com o reconhecimento oficial por meio da promulgação do decreto é um motivo a mais para celebrar a trajetória da principal instituição de Ensino Superior da Serra Gaúcha.
A luta pela promulgação do decreto das Ices contou com forte atuação da UCS, que, em conjunto, com outras instituições criou, em 1996, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). A fundação ocorreu dentro das dependências da Universidade. Desde então, o grupo dialogava com diferentes instâncias de poder pela valorização das Ices.
Conquistas permanentes
Ao longo da sua história, a Universidade de Caxias do Sul já formou mais de 135 mil alunos e mais de três mil mestres e doutores. Esses profissionais ocupam posições de destaque no Brasil e em outros 67 países. Haverá mais um motivo para celebrar ainda em fevereiro. A Instituição avança mais uma etapa da consolidação do seu pilar em Inovação com a inauguração de um novo prédio de 2 mil metros quadrados, ampliando as áreas da Incubadora Tecnológica (ITEC), que faz parte do ecossistema de inovação da Universidade. O prédio terá 20 salas de diferentes formatos para novas empresas incubadas e/ou residentes, um FabLab (espaço de fabricação digital e teste de prototipagem), uma arena com capacidade para 100 pessoas e uma cafeteria, entre outros ambientes.
Excelência na Medicina
Outro destaque na trajetória de quase seis décadas da UCS é o curso de Medicina. Iniciada em 1968, a graduação registrou marcas importantes nos últimos meses, entre elas a nota 5 concedida pelo Ministério da Educação (MEC), conceito máximo de qualidade das instituições de Ensino Superior no Brasil. Como consequência, o MEC autorizou a abertura de 24 novas vagas no vestibular para Medicina. Também em 2025, o curso recebeu o Selo do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), que é outorgado pelo Conselho Federal de Medicina. O reconhecimento foi obtido por meio de um rigoroso critério de avaliação. Apenas três cursos de Medicina no Rio Grande do Sul possuem essa acreditação. A UCS já havia recebido o selo entre os anos de 2016 e 2022. No último mês de janeiro, o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) qualificou o curso com conceito 4, considerado de excelência.
Para o reitor da UCS, o caminho consolidado é mérito de muitos que se envolveram nessa construção. Porém, enfatiza a participação do primeiro gestor da Universidade, o Dr. Virvi Ramos. “Ele criou os cursos de Direito e Medicina, duas formações estruturantes da Universidade. Portanto, quero fazer essa reverência ao primeiro reitor. Também agradeço à dedicação de professores, funcionários e alunos que colaboram diariamente no crescimento da nossa Instituição”.
Maturidade institucional e relação comunitária
Ao completar 59 anos de maturidade institucional, a Universidade consolida uma trajetória de qualificação profunda e crescimento contínuo. A instituição consagrou-se como a melhor universidade privada da região Sul do Brasil, de acordo com o Prêmio Estrelas da Educação. Esse reconhecimento, fruto de uma gestão saudável e do aperfeiçoamento constante dos cursos, é reforçado pela estruturação de um modelo acadêmico que integra ciência, pesquisa e inovação diretamente ao setor produtivo. Tal conexão materializa-se, expressivamente, na expansão do parque tecnológico, que evoluiu de uma presença empresarial incipiente para um ecossistema robusto, abrigando, atualmente, 10 empresas residentes e 23 incubadas, validando o compromisso com o empreendedorismo e a aplicação prática do conhecimento.
O reflexo do trabalho feito também aparece em rankings universitários conceituados no Brasil e no Exterior. Como o 5º lugar em Inovação e o 6º em Pesquisa no Brasil entre as universidades comunitárias e privadas. Também está entre as instituições de destaque no Ranking de Depositantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (patentes), na primeira posição entre as instituições de Ensino Superior privada e comunitária.
Texto: Assessoria de Imprensa da UCS
