Nesta segunda-feira(09), Juventude e São José se enfrentaram pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho, no Alfredo Jaconi. O Alviverde protagonizou uma virada histórica, vencendo por 3 a 2 após estar perdendo por dois gols de diferença no segundo tempo. Mandaca, Gabriel Taliari e Ray Breno marcaram os gols do Juventude. Com o resultado, o time jaconero irá enfrentar o Grêmio na semifinal com a vantagem de decidir em casa.
A partida começou com o Juventude mantendo o esquema de três zagueiros utilizado durante a primeira fase do Campeonato Gaúcho. Na saída de bola, o Alviverde acertou uma jogada ensaiada e Marcos Paulo quase abriu o placar com 20 segundos de jogo, mas a bola foi para fora. Aos 11 minutos, Gabriel Taliari arriscou de longe e o goleiro Fábio Rampi defendeu. Na sequência, o São José chegou ao ataque com Ronald pelo lado direito e Jandrei apareceu para defender.
A partida seguiu aberta, com o Juventude buscando assumir o controle das ações ofensivas. Aos 30’, o goleiro do São José, Fábio Rampi, teve que ser substituído após uma dividida com Gabriel Taliari. Nos acréscimos do primeiro tempo, o volante Keverton recebeu o segundo cartão amarelo e o Juventude foi para o intervalo com vantagem numérica dentro de campo, mas não no placar. Final do primeiro tempo: Juventude 0 x 0 São José.
No segundo tempo a partida ganhou uma dramaticidade digna de um roteiro de filme e se transformou em uma batalha no gramado do Alfredo Jaconi. O São José, com dez jogadores em campo, voltou melhor do intervalo e, aos 07’, abriu o placar com Diney. O zagueiro aproveitou uma cobrança de escanteio pelo lado direito e cabeceou, na segunda trave, para balançar as redes.
O técnico Maurício Barbieri realizou mudanças com as entradas de Juan Christian, MP, Léo Índio e Manuel Castro, deixando o time agressivo na busca pelo empate. Porém, aos 25’, Grafite recebeu um lançamento longo, ganhou do Rodrigo Sam e finalizou na saída do goleiro Jandrei para ampliar a vantagem do time de Porto Alegre. A partir do segundo gol, o desenho da partida era de um Juventude nervoso e afobado, se aproximando de uma eliminação dentro de casa.
Aos 33’, a reação alviverde começou. Mandaca recebeu a bola na entrada da área e chutou uma bola rasteira, no canto esquerdo do goleiro Peralta e descontou para 2 a 1 no placar. O Juventude seguiu pressionando e o tempo foi passando. Nos últimos minutos dos acréscimos, Manuel Castro foi derrubado dentro da área e o árbitro Francisco Soares Dias marcou a penalidade, após análise do VAR. Aos 54 minutos do segundo tempo, Gabriel Taliari foi para a cobrança, deslocou o goleiro e fez o gol que levaria à decisão por pênaltis.
Porém, enquanto a torcida comemorava o gol do empate, Ray Breno acertou um chute pelo esquerdo da meia lua da área e a bola foi no canto direito para estufar as redes e concretizar a virada. Na comemoração, Ray tirou a camiseta, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Após o terceiro gol alviverde, uma confusão generalizada tomou conta da partida e mais três jogadores foram expulsos, Tiago Pedra, pelo São José, e Rodrigo Sam e Marcos Paulo, pelo Juventude. Final de jogo: Juventude 3 x 2 São José.
Com a vitória, o Juventude irá enfrentar o Grêmio na semifinal do Campeonato Gaúcho. A partida de ida será em Porto Alegre e a volta no estádio Alfredo Jaconi.
Ficha Técnica
Juventude 3 x 2 São José – 09/02/2026
Campeonato Gaúcho – Quartas de final – Estádio Alfredo Jaconi – Público: 5.339
Juventude: Jandrei; Rodrigo Sam, Messias(Manuel Castro) e Marcos Paulo(Juan Christian); Raí Ramos(Léo Índio), Lucas Mineiro(MP), Pablo Roberto(Galego), Mandaca e Patrick Lanza; Gabriel Taliari e Alisson Safira(Ray Breno). Técnico: Maurício Barbieri.
São José: Fábio Rampi(Peralta); Eduardo Melo, Tiago Pedra, Diney(Dieter) e Angelo; Rafael Carrilho, Keverton, Zé Vitor(Cauã) e William; Ronald(Raphael Soares) e Andrey(Grafite(Douglas)). Técnico: Gabardo Jr.
Gols: Diney, 07’2º(S); Grafite, 25’2º(S); Mandaca, 33’2º(J); Gabriel Taliari(p), 54’2º(J); Ray Breno, 55’2º(J).
Cartões amarelos: Diney(S); Keverton(S); Keverton(S); Marcos Paulo(J); Andrey(S); Ray Breno(J); Ray Breno(J); Patryck Lanza(J).
Cartões Vermelhos: Keverton(S); Ray Breno(J); Rodrigo Sam(J); Tiago Pedra(S); Marcos Paulo(J).
Arbitragem: A partida foi apitada por Francisco Soares Dias, auxiliado por Maíra Mastella Moreira e Tais Regina Ruver. O quarto árbitro foi Tiago Lucas Rodrigues. VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima.
