A uma semana para o Carnaval, as vendas de fantasias e acessórios preocupam comerciantes que trabalham diretamente com esses artigos, no centro de Caxias do Sul. Na comparação com 2025, o movimento caiu bastante segundo diversos lojistas ouvidos pela reportagem. A expectativa que este cenário se altere conforme o final de semana se aproxima.
Entre os pontos alegados pelos comerciantes para redução nas vendas, além do e-commerce, está o fato do maior bloco de rua do interior do Rio Grande do Sul, o Bloco da Velha, não sair em 2026. Até por isso, o vendedor Ronaldo Beulk acredita que o desfile das escolas de samba possa aquecer as vendas.
O ticket médio para uma fantasia é baixo, por serem produtos sem um grande valor agregado. Com R$ 100, o folião consegue montar sua indumentária. Entre os itens mais procurados estão confetes, sprays para cabelo, máscaras e artigos de decoração. Beulk também destaca as saias e tops de paetê, com cores mais chamativas.
Os principais blocos do Carnaval de Caxias estão marcados para os dias 14 e 15 de fevereiro, enquanto o desfile das escolas de samba ocorre no dia 28.
