Faltando poucos dias para o início do ano letivo, a secretária municipal da Educação, Marta Fattori, apresentou as principais realizações da pasta no último ano, além de projetar as atividades para 2026. A prestação de contas foi realizada durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores, como ocorre tradicionalmente todos os anos.
Entre os tópicos destacados por Marta no Legislativo estão a criação de uma nova escola de educação infantil, a EEI Vó Maria Corina Prandi, que ofertará 127 novas vagas, além de outras duas que ainda estão em obras, a EEI Serrano e a EEI Planalto Rio Branco. O início da construção das 31 novas unidades educacionais através da Parceria Público-Privada (PPP) da Educação, prevista ainda para 2026, também foi enfatizada pela secretária.
Marta também aproveitou a oportunidade para convidar os parlamentares para o lançamento da cartilha “Protocolo de Paz e Segurança nas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias do Sul”, que ocorrerá na próxima quarta-feira (11). A titular da pasta salientou ainda a criação de 33 novas turmas para suprir à demanda do pré ao oitavo ano na rede municipal, ação decorrida da reorganização de matrículas para a rede estadual.
Quanto à nomeação de professores, 383 novos docentes integrarão o quadro da SMED em 2026, sendo que 149 já estão em atuação, enquanto os demais 144 aguardam os trâmites finais para a nomeação. Em relação à área pedagógica, em 2025, mais de 500 encontros formativos foram promovidos pela Secretaria da Educação. Segundo Marta, as formações voltadas para os professores da educação infantil, de alfabetização, dos anos iniciais e finais seguirão em 2026, buscando aprimorar os índices de aprendizagem e a qualidade de ensino.
O início das aulas nas redes municipal e estadual está previsto para o dia 18 de fevereiro, com as atividades docentes começando antes, em 16 de fevereiro.
