Desde janeiro, o Rio Grande do Sul convive com baixas médias de precipitação e quando ocorre é de forma isolada. As temperaturas que subiram na última semana, em alguns locais do interior de Caxias do Sul chegaram à marca de 50ºC, principalmente embaixo de parreirais. O cenário ainda não gerou prejuízos, mas acende um alerta aos produtores.
De acordo com Valdir Susin, diretor do Sindicato Rural de Caxias, as chuvas estão irregulares. Há regiões sem precipitação há mais de 20 dias, enquanto outros locais sofrem menos. Os produtores que convivem há mais tempo com estiagem já demonstram preocupação.
Para a área urbana de Caxias, ainda não há problemas maiores. Apenas a represa Dal Bó está um metro abaixo da normalidade, devido à estiagem. Os dados do Samae apontam que ela está operando com menos de 80% da sua capacidade. Como ela abastece uma parte muito pequena da população, não riscos de racionamento. As demais estão com mais de 90% da capacidade de armazenamento.
Nas próximas semanas, o quadro não deve se alterar no Rio Grande do Sul. Segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul, as temperaturas seguem altas e as chuvas ocorrem de forma isolada.
A região Sul do Estado é a que mais sofre com a estiagem. O município de Bagé já decretou racionamento de água, com o nível do represamento abaixo de 50% da capacidade.
