A Biblioteca do Parque dos Macaquinhos, anteriormente localizada na Estação Férrea, em Caxias do Sul, retomou os atendimentos ao público nesta quinta-feira (5), após o período de recesso. O espaço completa cinco meses no novo endereço no próximo dia 13 de fevereiro e já registra crescimento no número de empréstimos desde a mudança de local. Atualmente, o acervo reúne cerca de 7,5 mil exemplares, com foco em literatura infantojuvenil.
Apesar da estrutura menor, com área de aproximadamente 90 m², a biblioteca tem registrado procura ativa do público.Desde a reabertura, entre setembro de 2025 e janeiro de 2026, foram realizados 290 empréstimos, número que representa um aumento de 16% em comparação com o mesmo período de funcionamento anterior. No último período em que a biblioteca esteve no Largo da Estação, entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, foram contabilizados 250 empréstimos. Além disso, 187 novos cadastros para retirada de livros foram realizados.
O diretor do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura, Cássio Immig, destaca que o crescimento é expressivo e atribui o resultado à movimentação do Parque dos Macaquinhos, que contribui diretamente para o aumento da circulação de pessoas na biblioteca e, consequentemente, para a ampliação dos empréstimos.
A biblioteca está aberta ao público de quinta-feira a sábado, das 12h30min às 17h30min. Para realizar o cadastro e retirar livros, é necessária a apresentação de documento com foto e comprovante de residência. Leitores já cadastrados na Biblioteca Pública Municipal, na Rua Dr. Montaury, ou na Biblioteca da Estação Cidadania (CEU), no bairro Cidade Nova, também podem retirar exemplares no local.
A consulta ao acervo e a renovação de empréstimos podem ser feitas pelo site da Prefeitura, onde o catálogo está disponível. Criada em 2007 como Biblioteca da Estação, no prédio da Estação Férrea, a iniciativa já ocupou diferentes espaços ao longo dos anos, entre eles a antiga Casa das Locomotivas, onde passou a se chamar Biblioteca Parque Largo da Estação, em 2013. O prédio que abrigava a biblioteca foi ocupado, em março de 2025, pela Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico.
