Após a decisão recente do Ministério da Saúde que ampliou a vacinação contra a dengue para todos os municípios do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul aguarda o retorno do Estado sobre o envio das doses. O município já realizou o levantamento da quantidade necessária de vacinas para atender crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, público-alvo da campanha, e encaminhou ofício de solicitação ao Estado.
A medida prevê a aplicação de duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre elas. As vacinas devem começar a ser disponibilizadas ainda neste mês.
Em entrevista à Rádio Caxias, a diretora técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Magda Beatris Teles, explicou que a pasta aguarda a definição do Estado quanto à data de recebimento das doses e, consequentemente, o início da imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Até então, a estratégia de vacinação estava restrita a regiões específicas. No Rio Grande do Sul, 145 municípios foram contemplados, com base no histórico de casos da doença. Com a ampliação anunciada pelo Ministério da Saúde, a imunização passa a alcançar todo o território gaúcho, beneficiando cerca de 630 mil crianças e adolescentes dentro da faixa etária definida.
A Secretaria Estadual da Saúde orienta que a população acompanhe as informações divulgadas pelas prefeituras e reforça que a vacinação, aliada às ações de combate ao mosquito transmissor, é fundamental para a prevenção da dengue.
De acordo com o Ministério da Saúde, ainda nesta primeira semana de fevereiro, os municípios começam a ser abastecidos com as vacinas por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Ao todo, 61 mil doses que estão em estoque na Secretaria Estadual da Saúde serão distribuídas inicialmente.
Os locais e as datas de vacinação serão definidos por cada prefeitura assim que os municípios receberem suas respectivas quantidades de doses. Novas remessas devem ser encaminhadas de forma gradual, conforme a disponibilidade de lotes enviados pelo Ministério da Saúde.
Esquema vacinal:
Público-alvo: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Esquema: duas doses
Intervalo: três meses entre a primeira e a segunda dose
