A eleição e posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS) marcaram a retomada das atividades parlamentares nesta terça-feira (3). O deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) recebeu os 48 votos dos deputados presentes no plenário. A nova gestão tem o deputado Thiago Duarte como 1° vice-presidente e Adolfo Brito como 2° vice.
Em discurso de cerca de 20 minutos, Peres relembrou sua trajetória e a vida religiosa como pastor da Igreja Universal. O novo presidente nasceu na zona rural de Santo Antônio da Patrulha, hoje município de Caraá, no Litoral Norte gaúcho.
Ele também informou que o tema da sua presidência será o municipalismo. Afirmou que não se pode aceitar que os municípios não tenham estrutura. Acrescentou que é nas cidades que tudo acontece.
Após a cerimônia, Peres concedeu entrevista coletiva no Salão Júlio de Castilhos, antes de receber os cumprimentos dos convidados na sala da presidência.
O presidente da ALRS também respondeu pergunta da Rádio Caxias sobre o que a população da Serra Gaúcha pode esperar da sua gestão. Ele disse que a região terá todo o apoio possível, lembrou de verba repassada para a Semana Farroupilha e destacou a pujança serrana.
A eleição do republicano já era esperada, uma vez que acordo no início da legislatura em 2023 definiu a presidência da Casa nos quatro anos. Vilmar Zanchin presidiu o parlamento em 2023, Adolfo Brito em 2024, Pepe Vargas em 2025, e agora Peres ficará no cargo até 31 de janeiro de 2027.
O vereador de Caxias do Sul Daniel Santos e o secretário municipal de Trânsito, Elisandro Fiuza, colegas de partido do novo presidente, também compareceram no evento.
