O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026, com vencimento final em 30 de abril, registra uma redução no número de contribuintes que optaram pelo pagamento antecipado, seja em parcela única ou de forma parcelada, nos meses de janeiro, fevereiro e março, no Estado. As informações foram detalhadas pelo delegado adjunto da Receita Estadual em Caxias do Sul, Volni Antonio Franzoi.
Segundo Franzoi, em comparação com o ano passado, menos proprietários anteciparam o pagamento do imposto em 2026. No entanto, Caxias do Sul continua apresentando um comportamento diferente, mantendo um índice de antecipação acima da média estadual. Até o momento, 37% dos proprietários de veículos no Rio Grande do Sul quitaram o IPVA de forma antecipada, enquanto, em Caxias do Sul, o percentual chegou a 42%.
O delegado ressalta que o desconto mais vantajoso foi concedido aos contribuintes que pagaram até 30 de dezembro de 2025. Nessa data, os proprietários receberam 3% de desconto por antecipação, acrescidos de 4,7% referentes à variação da Unidade Padrão Fiscal (UPF), totalizando 7,7% de redução sobre o valor do imposto. A partir de fevereiro o desconto passou a ser de 2% e, em março, será de 1%.
Até 30 de janeiro, dos 197.251 veículos registrados em Caxias do Sul, 82.884 já haviam quitado o IPVA de 2026, representando uma arrecadação de R$ 149,7 milhões, dos R$ 313,2 milhões previstos.
O pagamento do imposto pode ser realizado via internet banking nos bancos Banrisul, Bradesco (somente para correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (apenas para clientes), além do aplicativo oficial do IPVA RS, lotéricas da Caixa Econômica Federal ou via PIX. O Estado não envia boletos aos condutores.
