Os estudantes com idades de 12 anos ou mais, residentes da área urbana em Caxias do Sul e matriculados em escolas com distâncias maiores que dois quilômetros das residências, devem confeccionar o Cartão Caxias Urbano para que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), possa realizar a carga das passagens para o início do ano letivo, no dia 18 de fevereiro.
Até o momento, apenas 50% dos estudantes fizeram o cartão. Conforme a secretaria, os pedidos feitos pelas famílias para o transporte escolar passam, no momento, por análise e deverão ter os resultados divulgados pelas próprias instituições de ensino no dia 9 de fevereiro. Além disso, segundo a pasta, a Visate também deverá alterar linhas e horários para atender às necessidades. Enquanto isso, a solicitação é para que os estudantes façam o cartão.
A assessora do Transporte Escolar da SMED, Rosangela Vielmo Schmaedeck, ressalta que os estudantes devem procurar a Visate para a confecção. Os estudantes que atendem aos requisitos de idade e distância da escola terão a passagem 100% paga pelo município, com duas passagens ao dia, de acordo com os dias do ano letivo e a frequência escolar.
Os estudantes devem se dirigir até a Central Caxias Urbano, localizada na Rua Bento Gonçalves, n° 2452, no Centro e levar CPF, RG e comprovantes de residência e de matrícula. Adolescentes de 12 anos ou mais não precisam ir acompanhados dos pais ou responsáveis. As famílias que tiverem dúvidas podem procurar a escola ou o setor de Transporte Escolar da SMED pelo telefone 39012323, nos ramais 4048, 4049 e 4050.
