O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado estadual Pepe Vargas (PT) apresentou na manhã desta terça-feira (27), o balanço da gestão à frente do Parlamento gaúcho.
Em entrevista à Rádio Caxias, ele informou que foi entregue o relatório da gestão, no qual destaca 169 proposições legislativas. A mais importante delas, de acordo com ele, foi a votação que autorizou o governo do Estado a aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dividas dos Estados (Propag) para com a União. Uma nova proposta do governo federal permitiu uma renegociação dos débitos, com juros menores, apenas com variação da inflação, que permitem investimentos nas federações nas áreas de educação e infraestrutura.
Já no que se referem às questões internas da Casa, o presidente destacou a implantação do Plano de Logística Sustentável com o objetivo de a ALRS reduzir a emissão de resíduos sólidos, consumo de energia e água. Ele acrescentou que projeto de transição energética com a implantação de energia renovável reduziu 37% os custos na conta de luz. Além disso, o plano também prevê a troca dos veículos da frota por carros híbridos na medida em que forem sendo substituídos.
O deputado também ressaltou o Fórum Democrático do Desenvolvimento Regional que discutiu o crescimento com sustentabilidade econômica, social e ambiental.
De acordo com Vargas, o documento será encaminhado para todos os órgãos e poderes para discussão das propostas e eventual produção de políticas públicas nesse sentido.
Para 2026, o petista lembrou que por ser ano eleitoral haverá um menor número de projetos apreciados pelo Parlamento. Informou que ele pretende apresentar algumas propostas legislativas ao longo do primeiro semestre para fixar diretrizes de políticas públicas com sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Sobre as eleições deste ano, ele aguarda a convenção partidária para definição das candidaturas e disse que irá colocar o seu nome como candidato à reeleição.
Além de vaga na Assembleia Legislativa, Pepe Vargas já foi vereador do Município, deputado federal, ministro e prefeito de Caxias do Sul por oito anos, de 1996 a 2004.
