A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) alerta pais e responsáveis sobre a importância da vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes, especialmente neste período de aumento sazonal da circulação do vírus no estado.
Segundo o pediatra Juarez Cunha, membro do Comitê de Imunizações da SPRS, o esquema de vacinação contra a dengue atualmente disponibilizado pelo SUS segue direcionado à faixa etária de 10 a 14 anos. Ele destaca ainda que uma nova vacina do Instituto Butantan está sendo incorporada gradualmente, inicialmente para profissionais da saúde e depois para adultos até 59 anos, com expansão para faixas etárias mais jovens. Na rede privada, a recomendação é mais ampla, indicando vacinação a partir dos quatro anos, conforme a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações.
Além da vacinação, medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti são fundamentais, como eliminar focos de água parada e manter cuidados ambientais. A SPRS orienta que pais e responsáveis procurem o pediatra de confiança para avaliar a indicação da vacina contra a dengue.
