O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), gestor das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central e Zona Norte, em Caxias do Sul, realizou o pagamento parcial do salário de profissionais que trabalham nas unidades.
Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), todos os técnicos de enfermagem receberam. Por conta disso, o Sindisaúde, que responde pela categoria, encerrou o estado de greve que havia sido decretado na tarde de quinta-feira (22).
Já em relação aos médicos, os que atuam na UPA Zona Norte tiveram seus salários recebidos, enquanto os que trabalham na UPA Central seguem aguardando o pagamento. Por conta disso, ainda não há uma posição oficial do Sindicato dos Médicos para cessar a paralisação, que continua.
O secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, afirma que a secretaria irá tomar atitudes enérgicas para evitar que esse problema ocorra novamente, e critica o IDEAS.
Segundo a SMS, devido à paralisação, o atendimento à população está sendo redirecionado temporariamente. Casos de urgência e emergência (amarelo, laranja e vermelho) seguem sendo atendidos nas UPAs e, os demais pacientes, não urgentes, devem se dirigir às 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência.
