A informação é da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul, a Codeca, que é a atual responsável pela obra. A empresa assumiu o serviço na primeira quinzena de setembro de 2025 e tinha o prazo inicial de quatro meses para a conclusão, o que levaria a finalização ao mês de janeiro. Entretanto, existia a possibilidade de prorrogação de entrega conforme as condições encontradas.
Dessa forma, o aumento do prazo é explicado pelo alto volume de chuva no mês de dezembro, escavações em rochas e período de férias de algumas pessoas da equipe envolvida. No momento, os trabalhos estão acontecendo no sentido Galópolis – Ana Rech em escavações de um trecho de 120 metros de comprimento e seis metros de profundidade, uma vez que a estrada conta com tubulação de gás.
Em um primeiro momento foram instalados tubos de drenagem em 180 metros na parte lateral da rodovia. A estimativa é de que sejam investidos R$ 3.887.121,16 para a finalização do projeto. No valor estão inclusos as redes pluvial e de esgoto e a finalização com pavimentação, sinalização viária horizontal e vertical e implantação de calçadas e meios-fios. Ao todo, o orçamento da obra é de R$ 4,5 milhões.
O gerente do Departamento de Construção Civil (DCC) da Codeca, Alcidemar Xavier Macedo, comenta o prazo ampliado para a entrega da obra e como deve ser a sequência das atividades.
O tráfego no local se encontra em meia pista no sentido Galópolis-Ana Rech. Em março de 2025, após tentativa de contratos com empresas externas, a Prefeitura de Caxias do Sul fez a contratação da Codeca.
