A 1ª Abertura Nacional da Colheita da Uva 2026 ocorre nesta terça-feira (20), às 17h30, em Flores da Cunha. O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum, vai participar da cerimônia no município que é o maior produtor de vinhos do país. O evento vai acontecer no Centro de Eventos da Vinícola Luiz Argenta e contará com a presença do prefeito de Flores da Cunha, César Ulian, além de demais lideranças e autoridades políticas da região.
O prefeito de Flores da Cunha relatou, em entrevista ao Jornal da Caxias, as expectativas para uma colheita importante da uva na nossa região. Ele ressaltou a alegria do Município estar sediando a abertura do evento. A cidade tem cerca de 1,5 mil famílias rurais produtoras de uva, em uma área de quase seis mil hectares de vinhedos.
Ulian destacou a estimativa de 100 milhões de quilos da fruta para esta safra. A produção local, somada com as uvas importadas da região da Campanha gaúcha, para composição de vinho, resultam em 180 milhões de litros, entre vinhos, sucos e espumantes. Mas além da quantidade, a expectativa é com a qualidade diante de um clima favorável.
O chefe do Executivo florense avaliou o elevado custo da produção e a preocupação com acordos internacionais para o setor. Comentou que os vinhos de fora chegam ao país com valores abaixo dos custos da produção local.
O município conta com 230 vinícolas, o que exige investimentos e pavimentações na área rural para acesso do público e escoamento da produção. A programação da vindima segue até o fim de março nas cinco rotas turísticas da cidade. Além disso, Flores também busca o reconhecimento do título de Capital Nacional da Vindima, projeto que tramita nas comissões da Câmara dos Deputados.
Após a abertura da colheita nesta terça, um jantar por adesão será realizado à noite no Salão Paroquial, quando será servido menarosto.
