A Prefeitura de Caxias do Sul divulgou o balanço de castrações realizadas em 2025 em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). No ano passado foram realizadas 6.544 castrações em cães e gatos, isto é, 1.028 a mais do que em 2024, quando foram atendidos cerca de 5,5 mil animais, o aumento é de aproximadamente 20%. Os atendimentos tiveram o auxilio do castramóvel que foi ao longo do ano à 11 bairros do município.
Foram beneficiados em 2025 com a presença do veículo os bairros Santa Fé, Desvio Rizzo, Serrano, Villa Lobos, Monte Carmelo, Reolon, Kayser/Esplanada, Planalto, Santa Corona e Galópolis. Vale ressaltar que o atendimento de castração de gatos e cães machos é realizado no próprio castramóvel. Porém, as fêmeas são atendidas pelo serviço de castração no Hospital Veterinário da UCS, com uma estrutura maior, tendo em vista que o procedimento é considerado mais invasivo.
O médico veterinário do Departamento de Proteção Animal (DPA), Marcell Schumacher, lembra que as castrações estão interligadas ao controle populacional de cães e gatos na cidade. Ele detalha que o cuidado com os animais também é questão de saúde pública e uma forma de evitar problemas maiores no futuro.
O cronograma de 2026 do castramóvel será organizado conforme a equipe de resgate apontar o maior número de denúncias em determinadas localidades.
O agendamento tanto para machos como fêmeas acontece da mesma forma, por meio de cadastro prévio nas UBSs, ou diretamente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, localizada no Complexo da Maesa.
