O ano que passou foi atípico para o vereador Lucas Caregnato (PT). Em 2025, ele foi o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Desta forma, ao longo do ano, não teve ações individuais, mas sim coletivas.
À frente da Casa Legislativa, o parlamentar relata que teve o compromisso de melhorar uma série de processos internos. Entre eles, a implantação de um novo sistema que dá publicidade as ações dos vereadores, aos projetos de lei e aos trabalhos que são realizados na Câmara.
Caregnato também destaca o Conquista, Tchê, evento que reuniu mais de 70 municípios, com participação dos governos municipal, estadual e federal, que resultaram, de acordo com ele, na atração de recursos para a nossa cidade.
O parlamentar avalia como um ano de intenso trabalho, com fortalecimento da democracia e fiscalização das ações do Executivo.
Neste ano, o petista ocupa o cargo de 2º vice-presidente na Mesa Diretora. Ele lembra que está na oposição do prefeito Adiló Didomenico e vai cobrar de forma efetiva políticas públicas e melhorias em áreas fundamentais da cidade como educação, saúde e transporte, nas quais recebe dezenas de reclamações todos os dias.
Questionado se será candidato nas eleições deste ano, o parlamentar respondeu que as decisões das candidaturas do Partido dos Trabalhadores (PT) são coletivas e pretende seguir com mandato de vereador contribuindo com melhorias que a cidade precisa. Ressalta que vai trabalhar para a reeleição do presidente Lula (PT) e de um projeto democrático popular no Rio Grande do Sul.
Lucas Caregnato tem 40 anos e está no seu segundo mandato como vereador de Caxias do Sul. Ele foi reeleito com 4.213 votos, sendo o quinto mais votado.
