Quem passa pelo Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio em Farroupilha logo percebe pela movimentação externa que o templo está passando por reformas.
O reitor do Santuário, Padre Ricardo Fontana, informa que desde setembro do ano passado já foram realizadas as correções de fendas de infiltrações e a instalação das algerosas. Já no começo deste ano, em 5 de janeiro, teve início a pintura da cúpula na cor dourada. Explicou que o contraste com o verde é uma inspiração nos templos da Europa. Ele pontuou ainda que o corpo do Santuário é monocromático abaixo dos telhados, dando um maior destaque para o templo. O custo total estimado é de R$ 600 mil, incluindo a mão de obra.
O reitor informa que a ideia é fazer a entrega da reforma no dia 26 de maio, na missa das 17h, quando ocorre a celebração da Ação de Graças. Os trabalhos devem ser concluídos um pouco antes, entre o fim de abril e o início de maio.
Em 2025, cerca de 1,250 milhão de visitantes passaram pelo Santuário, superando os números de 2024.Fontana também comenta sobre o que chama de fenômeno de Caravaggio, com diminuição do público das romarias e a diluição durante o ano.
Ele também informou que a romaria deste ano contará com uma central de imprensa. Serão dois contêineres com oito salas com sinal de internet, tomadas, mesa e cadeiras. Haverá vidros na parte frontal, o que vai permitir a visualização. O espaço, de 2mx2,5m, ficará junto a Praça das Bandeiras.
A 147ª Romaria em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio, acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio de 2026.
