A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora Márcia Barbosa, informou que no dia 21 de janeiro a Caixa Econômica Federal (CEF) vai finalizar o orçamento para compra do prédio do Campus Serra em Caxias do Sul.
O Edifício Sofia, imóvel no centro de Caxias do Sul, antigo prédio da FSG, é apontado como o local mais cotado e quase definido para abrigar o novo Campus da UFRGS. Ele fica localizado na esquina das ruas Os 18 do Forte e Moreira César.
De acordo com ela, depois desta data, a Universidade poderá fazer a oferta final para aquisição do espaço. Ela estima que ainda neste mês a compra seja acordada.
A pouca necessidade de reformas na estrutura, segundo a reitora, são aspectos essenciais para a equipe que avalia os locais, uma vez que a ideia é de que as operações iniciem no primeiro semestre de 2026.
A instituição dispõe de uma verba de cerca de R$ 60 milhões para aquisição do prédio, obras e equipamentos, mas pleiteia um aumento. O projeto de instalação do campus foi aprovado pelo Conselho Universitário em 31 de outubro.
