Será retomado neste sábado (10) o mutirão de ecografias, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Central de Exames. A ação, iniciada no ano passado, já realizou 304 ecografias entre os dias 4 e 21 de dezembro, além de exames de rotina.
Os agendamentos devem ser feitos antecipadamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência do município. Os horários de funcionamento do mutirão durante a semana foram ampliados para atender a população, das 19h até a meia-noite, enquanto nos finais de semana, o funcionamento é das 7h às 13h, na Central de Exames, localizada no prédio da UPA Central. A ação busca reduzir as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul.
A prioridade no serviço será dos pacientes que necessitam de exames com urgência, para fins de diagnóstico ou em casos de suspeitas de condições potencialmente mais graves. O diretor da Central de Exames Complementares da SMS, Bruno Muner, ressalta a retomada da iniciativa que deve beneficiar 400 usuários da rede pública.
Em média, o município realiza cerca de 800 ecografias por mês. A expectativa da SMS é dobrar o número de ecografias realizadas mensalmente com o mutirão, expandindo o serviço nos meses de fevereiro e março (entre 400 e 500 procedimentos ao mês). Atualmente, os exames mais solicitados são as ecografias abdominais, seguidas pelas de articulações, ambos priorizados na força-tarefa.
