Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Produtores rurais poderão usar nota fiscal em papel remanescentes até 30 de abril

  • Diego Pereira
  • 08/01/2026
Foto: Ascom/Sefaz

Seguindo a norma definida no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), a emissão de nota eletrônica passou a ser obrigatória para todos os produtores rurais, em operações internas no Rio Grande do Sul, desde a última segunda-feira (05). Assim, o documento passa a ser usado por mais de 800 mil produtores que atuam no território gaúcho. Em operações interestaduais, a obrigatoriedade já estava valendo.

O modelo 4 da Nota Fiscal, em papel, conhecido como “talão do produtor”, deixou de ser permitido. Desta forma, caso as notas eletrônicas não sejam emitidas, as transações ficam sem documentação fiscal, o que é considerado descumprimento da legislação tributária.

O delegado adjunto da Receita Estadual de Caxias do Sul, Volni Antonio Franzoi concedeu entrevista ao Jornal da Caxias sobre o assunto. Ele informou que atendendo ao pedido de produtores, a Secretaria da Fazenda prorrogou, até o próximo dia 30 de abril, o prazo para utilização do talão de produtor rural já impresso, modelo A4, para produtores rurais com receita bruta inferior a R$ 360 mil, em operações dentro do estado.

Franzoi lembrou que no ano passado a Secretaria se empenhou em transmitir as mudanças para as entidades que representam os produtores rurais. Completou a necessidade dos trabalhadores que ainda tiveram alguma dificuldade para o novo processo estarem integrados com o setor e buscarem informações junto às entidades e outros produtores.

Ele pontuou ainda que a nota eletrônica pode ser emitida pelo aplicativo no celular, até mesmo quando não houver sinal de internet. O delegado adjunto comparou o uso da ferramenta com a tecnologia do pix para transações financeiras.

A modernização da documentação fiscal no setor agropecuário é uma mudança nacional que torna o processo de emissão de notas mais ágil e transparente.

Tags:
  • nota fiscal
  • reforma
  • Rio Grande do Sul
Diego Pereira
Diego Pereira

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

4ª edição do Acqua Fest comemora os 60 anos do Samae

  • Tahena Irigoyen
  • 08/01/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Pagamento do IPVA revela baixo crescimento da frota de veículos em Caxias do Sul

  • Diego Pereira
  • 08/01/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Acidente entre dois caminhões deixa um morto e interdita a ERS-122 entre Flores da Cunha e Antônio Prado

  • 30/01/2026
ler post

Assinatura da ordem de início para obra da UBS Vila Cristina acontece na próxima semana

  • 30/01/2026
ler post

Ministério Público recomenda remoção de túnel de LED na Avenida Júlio de Castilhos e aponta danos ao patrimônio

  • 30/01/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Confira as informações para o confronto entre Caxias e Internacional
  • Caxias finaliza preparação para enfrentar o Inter
  • Juventude conhece arbitragem para duelo contra o Grêmio
  • Juventude consegue efeito suspensivo e conta com lateral diante do Grêmio
  • Caxias anuncia a contratação de centroavante
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

08/01/2026 - Atualizado em 08/01/2026 - 12:17

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar