As Eleições Gerais de 2026 se aproximam e a Justiça Eleitoral (JE) faz um alerta: o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar pendências ou atualizar dados cadastrais vai até o dia 6 de maio, ou seja, termina dentro de quatro meses.
Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado e não será possível fazer alterações até depois do pleito. O encerramento ocorre 150 dias antes da eleição, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Como o 1º turno do pleito deste ano ocorrerá em 4 de outubro, o dia 6 de maio é a data-limite para o alistamento eleitoral ou para a regularização de pendências perante a Justiça Eleitoral.
Em Caxias do Sul terá novos locais de votação, como explica o Chefe de Cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski. Ele também traz orientações para os eleitores.
Além dos locais citados por Borowski, há um outro local novo de votação, na Escola Edificare, localizada na Rua Campo dos Bugres, 219, no Bairro Pio X. É uma escola com acessibilidade, sendo uma alternativa à escola João Triches (que continua como local de votação) que é próxima, mas que não tem acessibilidade plena.
O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul fica na Rua Garibaldi, 596 – Centro. Até o final de fevereiro o cartório funciona de segunda à quinta-feira do meio-dia às 19h e nas sextas-feiras das 8h às 15h.
