O vereador Daniel Santos (REPUBLICANOS) avaliou positivamente o ano de 2025, primeiro do seu mandato, destacando a questão do autismo como prioridade, além de destacar outras pautas ligadas à saúde. Ele também projetou as metas para 2026.
Quanto à questão do autismo, ele explicou que a principal pauta é o Centro de Atendimento ao Autismo, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), a qual ele afirmou ter ido em busca de recursos tanto no município como também no estado.
Outra pauta destacada foi uma articulação junto da Unimed e do município para que se faça transplante de medula óssea pelo SUS em Caxias do Sul.
O vereador Daniel Santos também apontou a viabilização do custeio por um ano das fraldas da UTI Neonatal do Hospital Geral.
Para 2026, o republicano afirmou que o seu principal desafio é a conclusão do Centro de Atendimento ao Autismo.
O verador Daniel Santos ganhou destaque na vida pública, a partir de 2016, quando passou a liderar manifestações de direita, em Caxias. Chegou a organizar movimentações do mesmo tipo, na Avenida Paulista, em São Paulo. Envolveu-se na articulação de demandas da cidade, em Brasília. Uma delas foi em favor da tecnologia do grafeno, da UCS, junto ao governo federal, no ano de 2019, durante a administração do então presidente Jair Bolsonaro. Ele tem se posicionado em prol da substituição do voto eletrônico pelo impresso, nas eleições do país.
Santos está filiado ao REPUBLICANOS desde 2020. De julho de 2023 a 2 de julho de 2024, na Assembleia Legislativa gaúcha, exerceu a função de assessor parlamentar do deputado estadual Sergio Peres, do mesmo partido.
