Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Caxias do Sul pretende superar baixa meta de vacinação contra a Influenza registrada em 2023

  • Noriana Behrend
  • 25/03/2024
Foto: Divulgação | Ícaro de Campos

A partir desta segunda-feira (25), e até o dia 31 de maio, alguns grupos prioritários poderão se imunizar contra o vírus causador da gripe, em todas as 48 Unidades Básicas de Saúde de Caxias do Sul. A nova estratégia, adotada pelo Ministério da Saúde, ocorre em meio a um surto de casos de dengue no país. E pretende, a um só tempo, estender e antecipar a vacinação contra Influenza para  todos os grupos prioritários, de forma concomitante, e antes do período mais frio do ano. 

Quem explica é a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi,  ela ainda esclarece que, em 2024, a meta do Município é imunizar 90% da população. Até porque, ano passado, esse índice ficou muito abaixo do projetado pela Secretaria de Saúde, não passando de 53%.  Sendo assim, uma das estratégias adotadas pela pasta será a aplicação da vacina em dois sábados, dias 06 e 13 de abril. Inclusive, a secretária explica que a escolha destes finais se semana, logo no início da campanha, foi proposital, a fim de oportunizar as pessoas a possibilidade de se imunizar, o quanto antes.

A dirigente lembra que a liberação para os outros públicos deve acontecer até o final de junho, de acordo com o calendário estadual de vacinação. Ela também chama atenção para uma peculiaridade desta campanha e que está relacionada a uma determinação do Ministério da Saúde, pois o registro deverá ser feito no Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunização (SIPNI). Portanto, sendo necessário que as pessoas levem consigo, a carteira de identidade, ou a CNH, documentos que constam o CPF e habilitam para o recebimento da vacina.

A secretária de Caixas lembra que o  Ministério da Saúde já vinha adiantando essas campanhas e que, este ano, isso aconteceu devido ao aumento expressivo de casos de dengue. Além disso, em termos epidemiológicos, neste período do ano,  começa a aumentar também os caos de Influenza, por conta do outono. Portanto, Daniele considera acertada a decisão do Ministério, até porque, quando se trata de prevenção a vacina é o método mais eficaz e foi o responsável pelo controle, inclusive, de uma das epidemias mais letais, dos últimos tempos, a Covid-19. 

Segundo Daniele, o número de pessoas que correspondem a este universo prioritário em Caxias do Sul é de 200 mil, no entanto, o Município só recebeu, por enquanto, 17 mil doses. Contudo, a expectativa da pasta é que, em lotes futuros, o município receba doses adicionais e de acordo com a média de aplicação do Estado. Contudo, ela pondera que o maior entrave não é o número reduzido de doses, mas a mitigação da doença, por parte da população. Ou seja, a maioria esquece que a erradicação de algumas doenças só foi possível por conta de campanhas eficientes de vacinação e que, portanto, manter o calendário atualizado é vital, inclusive, para evitar casos graves da Influenza e outras doenças respiratórias.  

A campanha que inicia, nesta segunda-feira, começa pelo imunização dos seguintes grupos prioritários: crianças de seis meses até seis anos de idade; gestantes; puérperas, ou seja, quem tiveram bebê a menos de 30 dias; professores, de todos os níveis; povos indígenas; idosos, com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; e também das forças armadas; pessoas com doenças crônicas; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; quilombolas; e, por fim,  pessoas privadas de liberdade.

A secretária lembra que todas as unidades básicas de saúde estarão aplicando também doses de Covid e fazendo a atualização do calendário vacinal das crianças. No site da Rádio Caxias você encontra o horário de funcionamento dessas unidades.

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

  • Inicialmente para públicos prioritários
  • Período: de 25 de março a 31 de maio
  • Horários: em todas as UBSs de segunda a sexta. Nas UBSs de horário tradicional até 15h e nas de horário estendido (Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon, Vila Ipê) até 18h.
  • É necessário levar documento com foto e CPF

Públicos prioritários:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Povos indígenas a partir dos 6 meses de idade;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores de todos os níveis;
  • Pessoas de 60 anos de idade ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Dias D da Vacinação Contra a Influenza: em todas as UBSs

  • 06 de abril (sábado) das 9h às 15h
  • 13 de abril (sábado) das 8h às 17h

COM INFORMAÇÕES COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL

Tags:
  • IMUNIZAÇÃO
  • influenza
  • MINISTÉRIO
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Município de Caxias decreta situação de emergência em prevenção à Dengue

  • Redação
  • 25/03/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Importações aumentam, mas balança comercial de Caxias fecha janeiro com saldo de US$ 2 milhões

  • Luiz Kapp
  • 25/03/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Secretaria da Cultura promove oficinas gratuitas voltadas à qualificação de agentes culturais

  • 08/05/2025
ler post

Bispo de Caxias do Sul cita que, entre os desafios, Leão XIV terá que trabalhar na ampliação da presença feminina na Igreja

  • 08/05/2025
ler post

Governo do Estado e Prefeitura de Caxias do Sul firmam parceria para instalar espaço de inovação no bairro Fátima

  • 08/05/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Sem zagueiro titular, delegação do Juventude embarca para Fortaleza
  • Nenê tem lesão confirmada e desfalca o Juventude
  • Caxias terá testes epigenéticos para ajudar no desempenho dos jogadores
  • Habemus Papam: norte-americano é anunciado como o novo Papa; ele assume o nome de Leão XIV
  • 55,8% dos caxienses devem ir às compras para o Dia das Mães
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

25/03/2024 - Atualizado em 25/03/2024 - 15:19

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar