Até o dia 29 de dezembro a Prefeitura de Caxias do Sul arrecadou R$ 50.880.358,37 com a antecipação do pagamento do IPTU 2026. O valor representa um crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior, quando o município somou aproximadamente R$ 45.960.693,57 milhões na mesma fase da campanha 2025.
Somente nesta primeira etapa, aproximadamente 55.382 inscrições imobiliárias efetivaram o pagamento antecipado, contribuindo para o resultado expressivo da arrecadação municipal. Neste ano, a administração municipal implantou o IPTU 100% Digital, iniciativa que reduziu os custos operacionais.
A primeira cota única, com desconto de até 12% pode ser paga até 6 de janeiro. Ainda há uma segunda possibilidade de cota única, com desconto de até 10% e vencimento em 10 de fevereiro. Os contribuintes que não pagarem o IPTU em cota única poderão fazê-lo com parcelamento em quatro vezes de abril a julho.
O secretário da Receita Municipal, Micael Meurer, explica que o boleto pode ser acessado via site da Prefeitura ou pelo aplicativo Cidadão Online. O contribuinte que não tiver meios ou não souber como gerar a guia pode se dirigir ao Tudo Fácil, localizado no Bourbon Shopping San Pelegrino e solicitar auxílio dos atendentes, ou ir no Centro Administrativo.
A inscrição cadastral do imóvel está disponível para consulta no site da Prefeitura, e consta no boleto de IPTU de anos anteriores. O imposto é uma das principais fontes de financiamento para obras, serviços públicos, manutenção estrutural e expansão de políticas sociais.
