O termo de compromisso entre o zoológico da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve ser oficializado nas próximas semanas. Em visita técnica ao Zoo na segunda-feira (22), os servidores da Divisão Técnico-Ambiental (DITEC) do Ibama verificaram as instalações e os fluxos operacionais do setor de reabilitação do UCS Zoo e do Centro de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (CAE UCS).
A cooperação visa formalizar a UCS como uma instituição capaz de reabilitar animais de fauna silvestre, visto que a universidade atende a requisitos técnicos relacionados à infraestrutura física, protocolos técnicos e condições sanitárias e de biossegurança. O termo projetado entre as entidades é fundamentado na Instrução Normativa IBAMA nº 5/2021, na modalidade Reabilitador sem Áreas de Soltura de Animais Silvestres (Asas). O coordenador do Zoo e do CAE, Leandro do Monte Ribas, detalha a visita feita pelos representantes do Ibama e como funcionará a parceria.
Leandro também ressalta que a visita técnica representa a primeira etapa para o fortalecimento da colaboração entre a UCS e o Ibama, com perspectiva de ampliação da parceria em 2026.
A busca pela formalização da colaboração teve início ainda em 2024, segundo Leandro. Outra iniciativa destacada pelo professor e pelos representantes do Ibama foi o programa de extensão universitária Pró-Fauna Serra, que fortalece ações voltadas à educação ambiental e incentiva o envolvimento ativo da comunidade na preservação dos ecossistemas locais.
