A cooperação permitirá a Defesa Civil de Caxias do Sul ter acesso direto a informações sobre fenômenos naturais como pluviosidade e níveis das barragens. O objetivo da iniciativa é potencializar ações de prevenção e embasar respostas rápidas. O acordo entre o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social foi assinado nesta segunda-feira (22).
A medida ocorre em momento importante, visto os recentes desastres climáticos que atingiram Caxias do Sul e a Serra, ressaltando a necessidade de uma preparação estratégica para eventuais novas ocorrências, como aponta o diretor-presidente do Samae, Jorge Catusso.
O acesso as informações disponíveis na base de dados do Samae, auxiliará no trabalho dos demais órgãos, antecipação de ações e tomada de decisões técnicas. O termo tem validade de cinco anos, mas poderá ser prorrogado.
Ainda estiveram presentes na reunião de assinatura do termo de cooperação, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Caxias do Sul, tenente Armando da SIlva; o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, o engenheiro agrônomo Márcio Vicente Duarte Adami, responsável pela hidrologia do Samae, e os vereadores Alexandre Bortoluz e João Uez.
