Ativista da causa animal, a vereadora no primeiro mandato na Câmara Municipal de Caxias do Sul, Andressa Mallmann (PDT), fez uma avaliação das ações desenvolvidas em 2025 em defesa da proteção animal. Entre os principais resultados do trabalho, a parlamentar destaca a aprovação, por unanimidade, de dois projetos de lei voltados à causa.
As proposições tratam da atualização do Código Municipal de Proteção aos Animais, com a ampliação das penalidades para casos de maus-tratos e abandono, prevendo que os valores arrecadados com multas sejam destinados diretamente ao Fundo de Bem-Estar Animal, e da instituição do Dia Municipal de Combate aos Maus-tratos aos Animais. Além disso, Andressa ressalta o encaminhamento de 16 indicações ao Executivo ao longo do ano, por meio de projetos de lei, incluindo uma iniciativa voltada à causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Segundo a vereadora, as indicações estão em fase de análise e devem ser apreciadas em plenário nos próximos meses. Ela avalia que houve avanços significativos na representatividade da causa animal, especialmente nas áreas de castração, adoção, microchipagem e conscientização sobre abandono e maus-tratos. Também cita melhorias no atual canil municipal e a cobrança pela conclusão das obras do Centro de Proteção Animal, considerando o balanço de 2025 positivo.
Para 2026, Andressa Mallmann afirma que pretende intensificar o diálogo com o Executivo para ampliar as ações voltadas à causa animal, como campanhas de conscientização por meio de outdoors e sinalizações específicas, além de reforçar a cobrança para que o Centro de Proteção Animal seja efetivamente entregue. A vereadora também projeta avanços nas políticas de castração, microchipagem, aplicação de multas e punições.
Andressa Mallmann recebeu 3.491 votos nas eleições de 2024. Natural de Veranópolis, tem 41 anos e é empresária.
