O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) está encerrando sua atual gestão. Na manhã desta terça-feira, 16 de dezembro, foi feito um balanço positivo apresentado à imprensa. Nos últimos três anos, a entidade promoveu 226 eventos com mais de 10,4 mil inscritos e a participação de 2,7 mil empresas.
A gestão liderada pelo presidente Ubiratã Rezler e pelos vice-presidentes Ruben Bisi, José Paulo Medeiros e Gustavo Polese trabalhou em diversas frentes, incluindo a modernização e inovação das empresas, transição energética e formação de profissionais para a indústria.
O SIMECS liderou participações em feiras do setor e missões internacionais, como a Emo Hannover, e organizou a feira Electric Move, que agora se chama ENOVA. Além disso, o programa Escola do Amanhã beneficiou mais de 1,3 mil jovens, com aulas de robótica e outros conhecimentos.
Agora, o SIMECS se prepara para receber a nova diretoria para o triênio 2026-2028, com Paulo Joel Scopel como presidente; Cíntia Buzin, como vice-presidente Administrativo e Financeiro; Caio Marcelo Doi, como vice-presidente de Relações de Trabalho; e Gustavo Polese, como vice-presidente de Relações Institucionais.
Conforme Scopel, a nova gestão tem como prioridade a educação.
Com 68 anos de atuação, o SIMECS é uma das maiores entidades patronais do Sul do país, reunindo empresas que respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões.
