A última edição do ano do Mercado de Arte acontece no domingo, 14 de dezembro, a partir das 15h30min, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul. Com entrada gratuita, a feira reúne artistas das Artes Visuais da cidade, da Serra Gaúcha e da região metropolitana, promovendo a circulação, a valorização e a comercialização da produção artística local.
Promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, o evento é dedicado exclusivamente às Artes Visuais e apresenta obras em diferentes linguagens e técnicas, como fotografia, serigrafia, gravura, xilogravura, litogravura, desenho, pintura, escultura, aquarela, colagem, fanzines e lambe-lambe, entre outras.
Participam desta edição os artistas Alex Pessôa, Diogo Borba, Gesiel Oliveira, Íkaro, Larissa Pasqualotto Scopel, Luana Bacana, Marciah Casal, Maff, Marias Lavrandeiras, Marina Procházka, Sabrina Dani, Sergio Rodrigues, Tesla Studio, Vibiana Cornutti de Lucena e Victor Hugo Porto.
Além da feira, a programação inclui, às 16h30min, uma visita guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP). A mediação será realizada pelo historiador e servidor Felipe da Silva Vitória e pela curadora e gerente da Unidade de Artes Visuais, Mona Carvalho. O ponto de encontro será em frente à sala administrativa da Unidade de Artes Visuais, no térreo do Centro de Cultura.
O AMARP celebra, em 2025, 50 anos desde sua criação, iniciada como Acervo Aldo Locatelli, em 1975. Instituído oficialmente em 7 de maio de 2004, o acervo tem como objetivo preservar a produção artística da cidade ao longo de sua história, reunindo obras de artistas de renome local e nacional em diversas linguagens da arte contemporânea.
A programação cultural do Mercado de Arte também conta com a discotecagem do DJ Chico Algo, no palco do Zarabatana Café. O artista apresenta um repertório que mistura ritmos latinos, como cumbia, reggaeton e salsa, com sonoridades brasileiras e eletrônicas, criando uma experiência musical diversa durante o evento.
Segundo a coordenadora da Unidade de Artes Visuais e criadora do projeto, Mona Carvalho, o Mercado de Arte se consolida como um espaço importante para o setor. “O Mercado de Arte oferece para a cidade de Caxias do Sul um espaço específico para a comercialização de obras de arte, proporcionando valorização e investimentos na arte local, através da exposição e comercialização das mais diversas linguagens”, destaca.
O evento tem apoio cultural da Sittal Madeiras e ocorre das 15h30min às 19h30min, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, localizado na Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo. A classificação indicativa é livre.
