O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico convocou uma reunião do Gabinete de Crise na manhã desta terça-feira (09) para avaliar os impactos do temporal que atingiu a região nas últimas horas e planejar ações de prevenção para as próximas chuvas.
De acordo com os dados do Samae, é esperado um acumulado de 90mm de chuva das 15h às 23h desta terça-feira, com ventos que podem atingir 60km/h na manhã de quarta-feira em Caxias do Sul.
A Defesa Civil Municipal e os Bombeiros receberam poucos relatos de incidentes até o momento, mas houve alagamento na parte baixa do bairro Reolon durante o pico de chuva forte de segunda-feira (08), conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Armando da Silva.
Armando da Silva informou que está em contato com o Samae e que, segundo os modelos matemáticos, o ciclone deve atingir as regiões de Vila Cristina, Vila Oliva e Fazenda Souza.
O Prefeito Adiló avaliou o encontro e colocou Caxias do Sul à disposição para ajudar o município vizinho de Flores da Cunha, que foi fortemente atingido pelo temporaL desta segunda-feira.
Outras cidades da região também registraram danos conforme dados da Defesa Civil do estado:
Flores da Cunha: informou danos em 43 residências, no telhado da Igreja da Comunidade, UBS, escola e comércios da localidade de Alfredo Chaves, interior do município. Equipes acompanham a situação e levantamento segue sendo feito no local.
Antônio Prado: informou danos em telhados de quatro residências e queda de árvores. Bombeiros voluntários deslocaram ao local para entrega de lonas e corte de árvores
Farroupilha: informou danos em telhado de uma residência, deixando a família desalojada, e falta de energia em pontos de três bairros em função de queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil do município deslocaram ao local para distribuição de lonas e corte de árvores.
Nova Pádua: informou danos em telhados de três residências, queda de árvores e falta de energia elétrica. Bombeiros e Defesa Civil municipal deslocaram até o local para distribuição de lonas, limpeza urbana e corte de árvores. Quatro pessoas foram alojadas na casa de familiares.
Pinto Bandeira: informou danos em telhados em duas residências. Defesa Civil municipal deslocou ao local para entrega de lonas.
São Vendelino: informou queda de árvores, obstrução de algumas vias e falta de energia elétrica. Equipes trabalham para restabelecer a normalidade.
Além desses seis municípios serranos, outras seis cidades gaúchas foram atingidas: Barão, Estrela, Gentil, Lajeado, Taquari e Teutônia.
