A Embrapa Uva e Vinho divulgou os vencedores da 1ª Seleção de Vinhos de BRS Lorena, uma uva lançada em 2001 pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”, da Embrapa. Quatro vinícolas de Caxias do Sul conquistaram cinco Medalhas de Ouro na Categoria Vinho Branco de Mesa Seco.
A Seleção buscou estimular a melhoria da qualidade, incentivar a competitividade das vinícolas e ampliar a visibilidade dos produtos elaborados com a uva BRS Lorena. Além de vinhos tranquilos (sem borbulhas), frisantes e espumantes, houve participação de outros derivados da uva, como vinhos licorosos e sucos.
A uva BRS Lorena é conhecida por sua produtividade e menor necessidade de aplicação de fungicidas, além de seu aroma moscatel, que lembra flores e frutas tropicais. A cultivar ocupa aproximadamente 500 hectares de vinhedos comerciais no Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Celso Zanus, destaca que o evento surgiu visando valorizar as categorias de vinhos BRS Lorena no mercado.
A 1ª Seleção de Vinhos de BRS Lorena foi promovida pela Embrapa Uva e Vinho, com o apoio de várias instituições, e contou com 79 amostras inscritas de 51 vinícolas de seis estados brasileiros.
MEDALHAS DE OURO (produtos premiados)
Categoria Vinho Branco de Mesa Seco
Vinícola Arbugeri – Palmeiras Fragmentos
Vinícola Grutinha (Vinhos Tradição) – Lote 1
Vinícola Grutinha (Vinhos Tradição) – Lote 2
Vinícola Lovatel – Vinho de Mesa Branco Seco Lorena
Vinícola Rossato – Vinho Branco de Mesa Seco Lorena

