Na tarde deste domingo ( 07), no Estádio Edmundo Feix, a Apafut foi superada pelo Guarani- VA pelo placar de 3×1 e encerrou sua participação no Gauchão Série B. Murilo Xavier,Sampson e Vitor marcaram para o Guarani e Maldonado fez o gol do Tricolor da Serra. Além do acesso histórico a equipe ficou com o vice campeonato.
A partida começou de forma equilibrado no Edmundo Feix, a Apafut teve a oportunidade de abrir o marcador a partir de um pênalti aos 34 minutos da etapa inicial. Na cobrança, Riquelme parou na defesa de Maicon e viu Denílson, no rebote, também ter o gol impedido pelo goleiro. A defesa aumentou o ânimo da equipe de Venâncio Aires, que em seguida marcaria o primeiro gol da partida. Aos 41 minutos, Murilo Xavier recebeu de Lucão e chutou firme para estufar as redes.
O Índio manteve o ritmo do final da primeira etapa e foi recompensado no início do segundo tempo. Aos oito minutos, Sampson recebeu na entrada da área e chutou rasteiro para marcar mais um. Aos 31 minutos, Vitor marcou o terceiro. A Apafut descontou logo em seguida, aos 34 minutos, em desvio de Maldonado na cobrança de escanteio. A diferença de dois gols se manteve até o apito final, confirmando o título da equipe do Guarani.
Apafut encerrou a fase classificatória na segunda colocação do grupo A, com 16 pontos em oito jogos. Na fase de mata, eliminou o São Paulo de Rio Grande, após vencer o jogo de ida da semifinal pelo placar de 1×0 em Caxias do Sul. Na volta, em Rio Grande, empatou por 1×1. Em 2026, jogará a segunda divisão do futebol Gaúcho e buscará o tão sonhado acesso a elite.
