O secretário de Gestão Estratégica e Finanças, Gilberto Galafassi esteve nesta quarta-feira (03) na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A ida até o Legislativo foi motivada por uma convocação aprovada pelos parlamentares no mês de novembro. Durante a sessão Galafassi abordou os gastos da Prefeitura de Caxias ao longo do ano e insuficiência de recursos, por exemplo.
O titular da pasta apresentou esclarecimentos quanto a construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, explicou que imprevistos acarretaram déficits para a contabilidade municipal. Nesse momento, Gilberto Galafassi citou o montante de horas extras pagas até outubro deste ano, que chegaram a R$ 60 milhões.
Ao comparar todo o valor destinado em horas extras no ano passado, o secretário relembrou que foram R$ 80.337.466,45 para tal finalidade. Os efeitos climáticos extremos que atingiram Caxias do Sul nos anos de 2023 e 2024 foram citados por Galafassi quanto ao uso de recursos livres.
Em decreto de contenção de despesa publicado no dia 13 de outubro pela Prefeitura de Caxias do Sul está previsto o corte de horas extras. Para isso, durante a fala Galafassi reiterou que orientações estão sendo repassadas para os secretários não aprovarem mais horas.
