A convocação para a apresentação dos integrantes da reserva do Exército Brasileiro, feita pela Junta do Serviço Militar, estará aberta de 9 a 16 de dezembro de 2025. São convocados os reservistas que tenham passado pelo período de afastamento do serviço ativo entre 1º de dezembro de 2020 e 30 de novembro de 2025, e que se enquadrem em requisitos específicos.
Entre as exigências estão os oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes a oficial R/2 e oficiais R/2, da reserva não remunerada, concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR); portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em “Situação Especial”; e praças reservistas de 1ª e 2ª Categorias licenciados.
Conforme explica o cabo Severino, do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul, são necessárias cinco apresentações. As quatro primeiras poderão ser feitas de forma online ou presencial, entre 1º de dezembro de 2025 e 31 de janeiro de 2026, ou exclusivamente de forma presencial entre os dias 9 e 16 de dezembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já a quinta apresentação ocorre obrigatoriamente apenas de forma presencial. É necessário apresentar documento de identidade e o Certificado de Reservista.
Para os reservistas que não tenham recebido a Carta de Chamada, ou que não puderem comparecer ao local indicado, e também para os oriundos de outras Regiões Militares, será possível fazer a apresentação em qualquer Unidade Militar do Exército ou nas Juntas de Serviço Militar dos municípios.
