A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Receita Municipal, informa que o reajuste do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo para 2026 será de 4,68%, percentual que corresponde à inflação medida pelo IPCA acumulado entre novembro de 2024 e outubro de 2025.
Os carnês seguem sendo 100% digital, mas a novidade para o próximo ano é a possibilidade de pagamento por pix, o que pode gerar uma economia de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos, conforme ressalta o secretário da Receita, Micael Meurer.
O secretário reforça que os proprietários devem manter seus dados atualizados para garantir o acesso aos seus boletos. A cota única 2026 terá dois vencimentos, o primeiro em 6 de janeiro – com desconto de até 12% e o segundo em 6 de fevereiro – com desconto de até 10%.
As guias podem ser acessadas por meio de diferentes canais, como o site da Prefeitura de Caxias do Sul. O Aplicativo Cidadão Online Caxias do Sul também é uma alternativa de acesso aos contribuintes.
O cidadão que não pagar o IPTU em cota única poderá pagar em quatro parcelas, com vencimentos nos dias 10 de abril a julho. A inscrição cadastral do imóvel está disponível para consulta no site da Prefeitura, e consta no boleto de IPTU de anos anteriores. Quem não souber como gerar a guia pode se dirigir ao Tudo Fácil, localizado no Bourbon Shopping San Pelegrino e solicitar auxílio dos atendentes.
