A Prefeitura de Caxias do Sul iniciou nesta quarta-feira (26) as intervenções para a instalação da iluminação cênica no Centro Administrativo Municipal, um dos 12 pontos da cidade que receberão o sistema especial previsto no contrato da parceria público-privada (PPP) da iluminação pública. As obras alteram temporariamente o trânsito no estacionamento do prédio, que terá acesso e saída reorganizados com apoio da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal até a próxima terça-feira (2).
A iluminação do Centro Administrativo e da Câmara de Vereadores integra a programação oficial do Brilha Caxias 2025. No dia 2 de dezembro, às 19h, ocorrerá o espetáculo gratuito do Grupo Triadi e da Cia. Municipal de Dança, marcando o acendimento das luzes pela primeira vez diante da comunidade.
Anteriormente, já foram concluídas as instalações da iluminação cênica nos prédios da Casa da Cultura e da Estação Férrea, alinhados à abertura da programação natalina, realizada no dia 18 de novembro. Originalmente, a instalação começaria pelo Centro Administrativo e pelo Museu Ambiência Casa de Pedra, mas a execução da iluminação específica para o Brilha Caxias exigiu mudanças.
De acordo com a assessoria da prefeitura, os equipamentos permitirão alterar as cores das luzes a qualquer momento, possibilitando que os prédios iluminados integrem campanhas de conscientização, como Outubro Rosa e Novembro Azul. Além do efeito estético e turístico, a tecnologia oferece monitoramento e gerenciamento remoto.
A maioria dos pontos previstos já possui projeto aprovado. Locais tombados ou com relevância histórica, como o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e o Museu Municipal, dependem ainda da análise da Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural. Outros dois locais, o Pórtico de Ana Rech e o Monumento Nacional ao Imigrante, receberão a iluminação somente após os trabalhos de restauro.
Confira os locais que receberão a iluminação cênica:
Museu Ambiência Casa de Pedra
Centro administrativo
Câmara de Vereadores
Pórtico de Santa Lúcia do Piaí
Estação Cidadania
Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
Casa da Cultura
Museu Municipal
Estação Férrea
Pórtico de Ana Rech
Monumento Nacional ao Imigrante
