Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Audiência pública debate Estatuto Federal dos Cães e Gatos na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

  • Diego Pereira
  • 21/11/2025
Fotos: Diego Pereira/ Rádio Caxias

Uma audiência pública debateu o Estatuto Federal dos Cães e Gatos no plenário da Câmara de Vereadores na manhã desta sexta-feira (21). Um projeto de lei federal dispõe sobre os direitos fundamentais dos cães e gatos e tramita na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado. O relator do Estatuto é o senador Paulo Paim (PT/RS), após encaminhamento de entidades da causa animal.

A Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais, vereadora Andressa Mallmann (PDT) apontou que será um marco histórico na causa animal para Caxias do Sul e para o país caso o documento seja aprovado. Ela pontuou que o Estatuto aborda direitos dos animais, deveres da sociedade e legislações. Acrescentou a importância de discutir o assunto no segundo maior parlamento do Rio Grande do Sul para conhecer as demandas da cidade e construir adendos que ainda podem ser feitos por ofício.

O evento contou com falas do poder público e entidades. Entre os que se manifestaram, o secretário adjunto do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ramon Sirtoli, apontou evolução no trabalho da causa animal no município desde que o Executivo assumiu o Canil Municipal. Nesse sentido, lembrou que o poder público também está construindo o novo espaço de proteção animal que será referência para o estado e o país. Ao abordar o documento, Sirtoli comentou sobre o cuidado para não humanizar os animais, o que na opinião dele também caracterizaria como maus-tratos.

Também presente no encontro, o presidente da Assembleia Legislativo do Rio Grande do Sul, deputado estadual Pepe Vargas (PT), relatou que os avanços da sociedade com o tema não foram acompanhados pela legislação ao longo dos anos.

A audiência também abriu espaço para inscrições de fala da plateia. Participante de forma remota, o advogado Rogério Rammê, um dos autores do projeto, explicou que não se trata de uma exclusão, e que no futuro outras categorias de animais precisarão ser abrangidas.

Já Paulo Paim informou que o Estatuto é dividido em 12 capítulos, com 60 artigos, e busca atualizar legislações estaduais e municipais para uma redação completa. Ele apontou a necessidade de discutir o tema de forma ampla.

A previsão é que o relatório fique pronto até a próxima terça-feira (25). Após passar pelo Senado, a expectativa é que o projeto possa ser aprovado pela Câmara dos Deputados no próximo ano.

Tags:
  • audiência
  • Cães
  • caxias do sul
Diego Pereira
Diego Pereira

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

UCS avalia legado da COP-30 e afirma que evento muda paradigma ao expor negociadores à realidade amazônica; universidade integrou painel sobre direito e governança do clima

  • Noriana Behrend
  • 21/11/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Ação Social
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Jantar Mão Amiga Gourmet ocorre no dia 29 de novembro

  • Cristian Bergamin
  • 21/11/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Trânsito terá dois bloqueios em Caxias do Sul neste fim de semana

  • 31/01/2026
ler post

Prefeitura abre processo seletivo para estágio remunerado 

  • 31/01/2026
ler post

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no bairro Forqueta, em Caxias do Sul

  • 31/01/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Trânsito terá dois bloqueios em Caxias do Sul neste fim de semana
  • Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no bairro Forqueta, em Caxias do Sul
  • Confira as informações para o confronto entre Caxias e Internacional
  • Caxias finaliza preparação para enfrentar o Inter
  • Juventude conhece arbitragem para duelo contra o Grêmio
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

21/11/2025 - Atualizado em 21/11/2025 - 13:11

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar