A doutora em História Vania Beatriz Merlotti Herédia foi a palestrante da Reunião-Almoço (RA) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul desta segunda-feira (17). Ela abordou o tema “Histórias que ilustram a trajetória econômica da região”.
A historiada relembrou o processo de imigração e ressaltou que os imigrantes tiveram acesso à terra e trabalharam em conjunto para vencer as dificuldades. Vania também citou a inspiradora história de Gigia Bandera, ressaltando a força e a importância da mulher que ajudou a colonizar, empreender e abrir caminho para o desenvolvimento da indústria local. Ela lembrou que a família Eberle vendeu suas propriedades na Itália e aqui comprou uma funilaria. Responsável pelo negócio, Luiza, a funileira, ficou conhecida como Gigia Bandera no dialeto vêneto.
A professora destacou que o legado da imigração italiana foi muito importante como fator de desenvolvimento econômico, principalmente com a mão de obra semiqualificada que trouxe uma série de conhecimentos que foram aplicados a nossa realidade.
Ela explicou que os italianos que aqui chegaram vieram de diferentes regiões da Itália, fato que resultou em uma variedade de conhecimentos que foram utilizados na transformação da nossa região.
Vania Herédia apontou que o principal diferencial da imigração italiana na região foi o acesso a terra dentro do programa do império brasileiro de reforma agrária, que buscava colonizar o país com mão de obra livre.
A historiadora também lembrou a união da comunidade italiana ao redor das capelas e a forte presença da fé, com a devoção por diversos padroeiros e também por Nossa Senhora de Caravaggio.
