O projeto conduzido pela Fundação de Assistência Social (FAS), que atende pessoas em situação de rua interessadas em retornar à cidade de origem, passou por ampliação nas regras de concessão do Auxílio-Passagem. Antes restrito a deslocamentos dentro do Rio Grande do Sul, o benefício agora pode ser concedido também para outras localidades fora do Estado. Com a mudança, houve um aumento de 60% na procura pelo serviço.
O crescimento reflete números expressivos no retorno de pessoas retiradas das ruas do município. Em todo o ano de 2024, foram concedidas 456 passagens. Já nos primeiros dez meses de 2025, o número chegou a 611 concessões. Comparando os períodos de janeiro a outubro dos dois anos, o aumento é de 58,70%.
A diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da FAS, Cristiane Oliboni, ressalta que houve intensificação das abordagens sociais realizadas pelas equipes, o que também contribuiu para o aumento da procura. Ela reforça que a ampliação das possibilidades de deslocamento torna o trabalho mais efetivo, já que o auxílio passa por criteriosas avaliações técnicas, incluindo a verificação das condições que o usuário encontrará na cidade de destino, além de representar um recomeço para essas pessoas.
A população também pode colaborar com o trabalho da FAS, acionando o Serviço de Abordagem Social sempre que identificar pessoas em situação de rua pelo telefone (54) 98403-8864. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Durante a noite, das 19h às 7h, assim como nos finais de semana e feriados, o contato deve ser feito pelo número de plantão: (54) 98404-9921.
