A defesa civil divulgou um novo boletim que indica até 100 mm de chuva na Serra Gaúcha devido ao ciclone que passa pelo Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (7). Na região, o potencial de alerta de chuva é da Cor Laranja.
Diante da previsão, a Prefeitura de Caxias do Sul acionou o Gabinete de Crise nesta manhã para trabalho preventivo e de resposta rápida em caso de necessidade. O grupo reúne secretarias do poder público, exército, representante do Legislativo e da Defesa Civil estadual e municipal.
O secretário municipal de obras, Lucas Susin, em entrevista ao Jornal da Caxias, comentou sobre a preocupação com os alagamentos. Duas equipes estarão disponíveis 24 horas com maquinário e caminhões para pronto atendimento. Já os desmoronamentos no interior do município também serão monitorados nas próximas horas. Avaliações irão definir a trafegabilidade em estradas por uma questão de segurança.
Susin pediu para quem for trafegar pelo interior evite alguns pontos em Vila Oliva, Vila Cristina, Santa Lúcia do Piaí, estradas do Vinho e da Uva, entre outros locais.
O titular da pasta informou que a comunidade pode acionar todos os órgãos envolvidos em caso de necessidade. Ele também colocou o telefone do gabinete 54 3901 1062 á disposição.
Susin também comentou sobre as intervenções realizadas nos pontos que sofreram com as chuvas de maio de 2024. Ele informou que praticamente todos os locais receberam atendimento. Estima que 80% dos serviços já estão concluídos e que do restante, mais da metade já está próximo da conclusão.
Ele conta que no trabalho de reestruturação da Secretaria, foi criado o departamento de pré-moldados para a construção de contenções, cabeceiras de pontes e pontes pré-moldadas.
Ainda sobre a chuva prevista para as próximas horas, como medida preventiva, a comporta da represa São Miguel, no bairro Fátima, está aberta em 5% desde segunda-feira (3), para manter o nível da água abaixo do limite.





