Após o boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defeso Civil e pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Estado nesta quarta-feira (5), a Defesa Civil de Caxias do Sul está em estado de alerta. O documento trouxe a informação da chegada de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul que deve causar chuvas intensas nos próximos dias.
Conforme as informações levantadas, na sexta-feira (07) um sistema de baixa pressão deve se formar e apresentar condições para a formação de um ciclone extratropical, na sequência. O fenômeno deve resultar em chuva intensa, granizo isolado e rajadas de vento acima de 90 km/h. O Norte do Estado é o local que terá uma maior intensidade desses fenômenos.
As Missões, Noroeste e Norte devem ter acumulados entre 60 e 100 mm/dia, enquanto outras regiões devem somar entre 10 e 50 mm/dia. A força do vento deve ficar entre 50 e 85 km/h no Rio Grande do Sul, mas com possibilidade de ultrapassar os 100 km/h no litoral.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente Armando da Silva comemora que as chuvas que estavam previstas, inclusive para o início dessa semana não chegaram. Entretanto, ele chama atenção que alguns cuidados ainda são necessários, mesmo que o cenário tenha melhorado um pouco.
Nesses dias de previsão de chuva mais acentuada são projetadas temperaturas mínimas entre 13°C e 20°C e as máximas entre 15°C e 24°C.





