Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Audiência pública propõe projeto para regulamentar o trabalho temporário de estrangeiros nas colheitas da Serra Gaúcha

  • Keize Machado
  • 04/11/2025
Foto: Divulgação | Marcelo Tavares

Com mais um período de colheita se aproximando na Serra Gaúcha, uma audiência pública proposta pela deputada federal Denise Pessôa (PT) foi realizada na última semana, na Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, para discutir a situação dos trabalhadores provenientes de países como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, integrantes do Mercosul, que chegam ao Brasil para atuar nas colheitas agrícolas. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que atua em Caxias do Sul, Farroupilha, São Marcos e Flores da Cunha, aproximadamente 3,5 mil trabalhadores são contratados durante o período de colheita.

No entanto, a atual legislação não contempla o trabalho temporário de estrangeiros que permanecem apenas alguns meses no país, o que gera dificuldades na regularização e insegurança jurídica tanto para os trabalhadores quanto para os contratantes. Além disso, conforme a Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul (FETAR-RS), no ano passado foram registrados cerca de 17 mil trabalhadores vindos de outros países, número que, neste ano, deverá chegar a 28 mil, principalmente da Argentina.

De acordo com Denise Pessôa, há risco iminente de novos casos de trabalho análogo à escravidão, caso não sejam criados mecanismos que garantam a contratação regular desses trabalhadores durante o período de colheita. A deputada ressalta que os produtores querem contratar de forma correta, mas enfrentam muitas barreiras, destacando assim a necessidade de garantir segurança tanto para os trabalhadores quanto para os empregadores. A partir da audiência pública, será elaborado um projeto de lei (PL) para regulamentar a situação do trabalho de migrantes estrangeiros, em conjunto com parlamentares, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público Federal e entidades do setor, como a FETAR-RS e o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) de Caxias do Sul.

A parlamentar também levou o tema diretamente ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reforçando a necessidade de simplificar a emissão de documentos, como CPF e autorizações de trabalho, para estrangeiros provenientes de países do Mercosul. O debate na audiência pública reuniu representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério das Relações Exteriores, do Conselho Nacional de Imigração, da FETAR-RS, do CAM e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Tags:
  • colheitas
  • Denise Pessôa
  • estrangeiros
  • mercosul
  • projeto de lei
  • regulamentação
  • serra gaúcha
Keize Machado
Keize Machado

Artigo Anterior
  • Notícias

Câmara realiza sessão solene pelos 30 anos do Hospital do Círculo Saúde

  • Keize Machado
  • 04/11/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Bairro Pioneiro recebe Natal Solidário depois de cinco anos

  • Cristian Bergamin
  • 04/11/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Déficit monetário impulsiona inadimplência no Brasil e deixa mais de 170 mil pessoas com restrição de crédito em Caxias do Sul

  • 06/08/2026
ler post

Defesa Civil de Caxias do Sul alerta comunidade por conta de previsão de ciclone bomba

  • 06/08/2026
ler post

PF desarticula esquema de tráfico internacional de drogas

  • 06/08/2026
Leia também
  • Déficit monetário impulsiona inadimplência no Brasil e deixa mais de 170 mil pessoas com restrição de crédito em Caxias do Sul
  • PF desarticula esquema de tráfico internacional de drogas
  • Seis veículos de fretamento são recolhidos por irregularidades em Caxias do Sul
  • Caxias conhece arbitragem para duelo diante da Itabaiana
  • ”A gente conseguiu equilibrar o confronto”, avalia Maurício Barbieri sobre eliminação do Juventude
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

04/11/2025 - Atualizado em 04/11/2025 - 19:30

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar