O Rio Grande do Sul será um dos destaques brasileiros na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) apresentará quatro painéis entre os dias 14 e 16, evidenciando a agropecuária gaúcha como aliada da sustentabilidade e da redução de carbono.
Os temas incluem o programa Reflora, de resgate genético e reflorestamento de florestas nativas; pecuária sustentável no bioma Pampa e rastreabilidade bovina; arroz responsável, com menor uso de água e emissão de metano; e cadeia da erva-mate, associada à descarbonização e ao desenvolvimento comunitário.
Segundo o secretário-adjunto da Seapi, Márcio Madalena, durante entrevista para a Rádio Caxias, a presença do Estado reforça seu papel como referência em inovação ambiental: “Nosso agro não é parte do problema, é parte da solução,” disse o secretário.
Conforme o secretário, a delegação gaúcha também buscará ampliar mercados, como o de carne bovina para Japão e Coreia do Sul, e firmar parcerias para rastreabilidade e descarbonização das cadeias produtivas.
No total, o Estado participará de mais de 30 painéis e 15 reuniões bilaterais. Além da Secretaria Estadual da Agricultura, integram a comitiva gaúcha, as secretarias da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Secretaria da Educação; além de instituições como Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Instituto Rio Grandense do Arroz, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul S.A., Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
A participação da Secretaria Estadual da Agricultura ocorre em meio à redução de 26,8% nas emissões líquidas de gases de efeito estufa no Rio Grande do Sul entre 2021 e 2023, segundo o novo Inventário de Emissões.
A Rádio Caxias acompanhará todas as informações ao vivo da COP30 no Brasil, direto de Belém (PA), de 10 a 21 de novembro.





