O Juventude está na final do Campeonato Gaúcho feminino de 2025, após vencer o Inter no pênaltis, neste sábado (01), no SESC, em Porto Alegre, no segundo jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. Destaque para a goleira do Ju, Thaís Amorim, que defendeu duas cobranças. A final será diante do Grêmio, com o primeiro jogo em Caxias do Sul. As datas ainda serão divulgadas pela Federação Gaúcha de Futebol.
No tempo normal, as esmeraldas perderam por 2 a 0 para as coloradas, os gols foram marcados por Belen Aquino e Clara Briga. Como a equipe comandada por Luciano Brandalise havia vencido o jogo de ida, pelo mesmo placar, a classificação foi decidida nos pênaltis. E a equipe alviverde, com destaque da goleira, Thaís, vinda do banco, defendeu dois pênaltis e classficando as Esmeraldas para a final.
A primeira chegada no ataque foi do Juventude. De fora da área Dani Silva buscou surpreender Mayara, que fez firme defesa. Aos 10, Dani Venturini arriscou da entrada da área e a bola parou no braço da defensora, mas a arbitragem não marcou o pênalti para o Ju. Após cobrança de falta na área, Apoliana apareceu na segunda trave para desviar de cabeça perto da trave. A arbitragem assinalou pênalti, que Belén Aquino cobrou e abriu o placar, aos 42 minutos.
No segundo tempo, Carol Ladaga chutou de fora da área para firme defesa. Aos oito, Teté foi lançada, ganhou em velocidade da Fefa Lacoste e foi derrubada pela goleira Mayara, que recebeu o cartão vermelho. A marcação na saída de bola deu resultado, Eduarda Tosti pegou de primeira e mandou pela linha de fundo. Em claro impedimento, Iasmin marcou o segundo gol para as donas da casa. Com o resultado, a vaga foi decidida através das cobranças de penalidades.
Nos pênaltis brilhou a estrela e a competência de Thaís Amorim. Ela que entrou no lugar de Renata no último minuto de jogo defendeu as cobranças de Capelinha e Katrine. Ainda Rafa Mineira acertou a trave. Do lado alviverde, Bell Silva, Carol Ladaga e Dani Silva marcaram e carimbaram o Juventude na decisão do Estadual. O clube Jaconero retorna a decisão do Gauchão após 17 anos, quando foi superado pelo Pelotas. O Ju é tricampeão Gaúcho, com as conquistas de 2004, 2005 e 2006.



