Os servidores de cargos em comissão (CCs) da administração direta municipal de Caxias do Sul terão o pagamento dos salários de outubro com atraso de oito dias. Segundo o Executivo, a falta de recursos em caixa impossibilita o pagamento integral da folha dentro do prazo habitual, no dia 30 de cada mês. Com isso, o depósito será realizado no dia 7 de novembro.
Procurada pela reportagem da Rádio Caxias, a secretária de Administração, Tecnologia e Inovação, Grégora Fortuna dos Passos, confirmou que a medida ocorre por conta da insuficiência financeira do município. Dessa forma, o pagamento dos servidores passará a ser realizado em duas etapas: os efetivos recebem no dia 30, como previsto, e os comissionados da administração direta, no 5º dia útil.
No início de outubro, a Prefeitura já havia publicado um decreto de contenção de despesas, com validade até o fim de 2025. Uma nova versão do documento foi atualizada e divulgada na última sexta-feira (24). Entre as medidas determinadas estão a proibição de novas nomeações e a redução mínima de 50% nas horas extras.
O secretário de Gestão Estratégica e Finanças, Gilberto Galafassi, explica que as decisões ocorrem por meio do decreto de contingenciamento para que a previsão orçamentária seja mantida, garantindo que não haja descontinuidade de nenhum serviço essencial. Por isso, conforme ele, se optou pela divisão nos pagamentos dos cargos comissionados, justamente para evitar atrasos nos serviços prioritários, medida que está em conformidade com a legislação.
A administração municipal afirma que, neste momento, o atraso se refere apenas ao pagamento de outubro. Os próximos depósitos dependerão do desempenho das contas públicas e da arrecadação nos meses seguintes.
