O abastecimento de água pelo Sistema Faxinal foi retomado na tarde desta terça-feira (28), após uma parada programada para manutenção. A normatização ocorre gradativamente e pode demorar um pouco mais nas pontas de rede.
O Samae paralisou a operação para a realização de serviços em dois locais, simultaneamente. Na Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB), situada junto à barragem, em Ana Rech, houve a troca da quarta válvula dos conjuntos motobombas _ as outras três já haviam sido substituídas. A EBAB é responsável por enviar a água captada na represa até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa, no bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Já na ETA ocorreu a instalação de seis comportas, de um total de oito (duas haviam sido colocadas em agosto). Uma delas, implantada logo no início do tratamento, tem como função aprimorar a etapa de mistura rápida, funcionando de forma automática para manter o nível de água estável, mesmo quando há alteração da vazão que chega à estação. As demais sete permitem uma melhor divisão do fluxo de água entre os decantadores, contribuindo para o processo de limpeza dessas unidades.
A execução desses serviços de manutenção e melhoria assegura maior confiabilidade à operação. O Sistema Faxinal abastece a 54% da cidade (cerca de 260 mil pessoas). Para minimizar os efeitos da interrupção do abastecimento, o Samae realizou manobras durante a terça-feira. Caminhões pipa mantiveram o nível do reservatório do Samuara, que abastece a região de Forqueta, e atenderam a outros pontos da cidade.
