O período de pré-matrículas na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul segue aberto até o dia 2 de novembro, pelo site escola.rs.gov.br. Além disso, em Caxias do Sul, a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) trabalha para garantir o atendimento das demandas e já prepara as escolas para o início do ano letivo de 2026, com obras em andamento e distribuição antecipada de uniformes.
Com relação às inscrições, elas valem para estudantes que vão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio e cursos técnicos, como o magistério. Em entrevista à Rádio Caxias, a coordenadora da 4ª CRE, professora Cristina Boeira Fabris, explicou que o processo foi antecipado em um mês para agilizar a organização das turmas e permitir que as famílias confirmem a matrícula ainda em 2025. Ela acrescentou, na oportunidade, que os resultados serão divulgados no dia 8 de dezembro, e as matrículas poderão ser confirmadas até o dia 19.
De acordo com a professora, a antecipação dá mais segurança às famílias e às escolas. Ela também reforçou que a perda do prazo poderá gerar dificuldades para o encontro de vaga próxima de casa do aluno, especialmente no Ensino Médio.
A 4ª CRE também coordena a organização da entrega dos uniformes escolares, que conforme Cristina será feita de forma antecipada no próximo ano. De acordo com a coordenadora da 4ª CRE, as famílias já podem indicar o tamanho das peças durante o processo de matrícula. Ela lembrou que o kit completo inclui sete itens — camisetas, calça, bermuda e agasalho — e será distribuído gratuitamente a todos os alunos da rede pública estadual. Conforme ela, os professores também receberão duas peças: camiseta e jaqueta. A coordenadora destacou que além de facilitar a identificação dos estudantes, o uso das peças reforça o sentimento de pertencimento à escola.
Questionada sobre as obras em escolas estaduais em andamento no município, Cristina citou duas das principais instituições que estão com trabalhos e reformas: o Colégio Cristóvão de Mendoza e o Colégio Imigrante. Segundo a professora, no Cristóvão, a reforma inclui o ginásio, auditório e salas de aula, com previsão de conclusão até o início do ano letivo de 2026. Já no Imigrante, o investimento é de R$ 1,7 milhão, com melhorias na rede elétrica, cobertura e área esportiva. Ainda de acordo com a 4ª CRE, atualmente existem seis obras em execução em escolas da região, com previsão de alcançar 12 até o fim do ano. Cristina foi enfática ao dizer que “nenhuma escola da 4ª CRE está interditada”. Segundo ela, os recursos de autonomia estão sendo aplicados em manutenção e conservação.
A coordenadora também comentou a decisão da Prefeitura de Caxias do Sul de encerrar o 9º ano em 15 escolas municipais, a partir de 2026. A mudança vai transferir cerca de 928 estudantes para unidades da rede estadual. Cristina disse que o Estado trabalha para garantir a oferta de vagas e a estrutura necessária para acolher os novos alunos. De acordo com ela, este é um movimento de parceria entre Estado e município. O Estado vai oferecer espaço, professores e alimentação escolar para garantir a continuidade dos estudos dos jovens.
Cristina garantiu que a rede estadual está preparada para absorver a nova demanda que seja repassada pelo município, sem prejuízo às demais turmas. Conforme a coordenadora, o Estado está comprometido em “garantir vaga e qualidade de ensino para todos os estudantes”, com planejamento e cooperação.
CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA COMPLETA
