O evento marcou o 1º Fórum Técnico Científico da Bacia Hidrográfica do Taquari – Antas, realizado na última sexta-feira (15). Com inúmeras localidades na região afetadas pela chuva nos últimos meses. O encontro apresentou aspectos relevantes decorrentes de eventos climáticos extremos além das interfaces com a sustentabilidade e a gestão dos recursos hídricos.
O debate contou com as principais organizações do meio ambiente como a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Secretária Estadual do Meio Ambiente (SEMMA), instituições de ensino e pesquisa local além, do prefeito Mateus Trojan de Muçum, cidade atingida por um ciclone no ano passado. O evento demonstrou a importância de soluções estratégicas para que a partir dos cenários vivenciados diante de desastres naturais, se repense o futuro.
O Fórum evidenciou ainda ações que podem ser praticadas pela sociedade e que podem contribuir de forma significativa para evitar o agravamento perante os eventos climáticos. Conforme a mediadora do encontro e extensionista rural da Emater/RS-Ascar do Regional de Caxias do Sul e integrante do Comitê, Adelaide Juvena Kegler Ramos, o meio ambiente preservado é a somatória de atitudes realizada por todos.
A programação que é aberta para a comunidade, se estende pelos meses de abril, maio e junho com painéis, reunião do Comitê, mesa com pró-reitores e apresentação de trabalhos técnico-científicos na área de abrangência da bacia hidrográfica. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site even3.com.br/taquariantas.